segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Cooperativa 100 Dimensão: um sonho que virou realidade

Nos dias atuais o meio ambiente necessita de um cuidado mais que especial do ser humano. Uma forma de ajudar é com a reciclagem de lixos secos. Foi com o objetivo de contribuir com o meio ambiente e proporcionar uma vida melhor aos colegas que estavam desempregados, que nasceu a Cooperativa 100 Dimensão, que trabalha com produtos recicláveis. A cooperativa fica localizada na cidade satélite Riacho Fundo 2.
Fundada em 1998, a 100 Dimensão, localizada no Riacho Fundo 2, nasceu do   sonho de sua atual presidente e fundadora, Sonia Maria, que juntou o útil ao agradável para ela e seus vizinhos. A cooperativa recolhe, faz a separação do lixo e revende a alguns colaboradores que ajudam a instituição doando o material de trabalho, como é o caso da empresa Coca-Cola, que doa as garrafas pets para a reciclagem. Os catadores recolhem o lixo como garrafas pet, vidros, ferro, madeira, plásticos, alumínios, papel e papelão em diversos pontos do DF.
Além da reciclagem de material, a cooperativa também promove projetos sociais designados para a comunidade carente como sala de leitura, biblioteca com empréstimos de livros, brinquedoteca e também recebe visitas as terças e quintas-feiras de pessoas que tem interesse no trabalho dos cooperados e aprender a transformar o lixo em arte.
A cooperativa conta com um caminhão que sai todos os dias cedo para a coleta do material de trabalho dos catadores, além de um galpão onde é feito toda a separação e a prensa do lixo.
Cada cooperado tem uma renda mensal e também conta com assistência odontológica, capacitação profissional, educação e atividades artísticas.
Confira abaixo uma entrevista com um dos cooperados Manuel da Silva e um vídeo que conta a história da cooperativa e mostra o lugar de trabalho dos catadores da Cooperativa 100 Dimensão.

https://www.youtube.com/watch?v=Ss284-9Q3VI


 Por Jeane Melo, Lorena Martins, Patrícia Paula, Mayara Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário