segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Editoria Cultura


Espaço Renato Russo: um ponto de encontro
da cultura brasileira

Por Jeane de Melo

Alcino Sodré, Daniel Santos, Ellen Karen e Gabriela Cristina


Para quem gosta de pintura, gravura, artes cênicas e história da arte, um local indicado para prestigiar essas e outras atividades é o Espaço Cultural Renato Russo, localizado na W3 Sul, em Brasília. Criado nos anos 70 pela comunidade artística com o apoio da Fundação Cultural recebeu este nome em homenagem ao vocalista da banda, Legião Urbana.
Imagem: Secretaria de Cultura do DF

O complexo arquitetônico atualmente é composto pelo Teatro Galpão, sala multiuso, de vídeo, para cinema, galpão destinado a oficinas, biblioteca, mezanino e espaço para laboratório e escritórios de administração.
Para valorizar cada vez mais a cultura brasiliense,  no dia 19 de agosto, a partir das 17h30, haverá Circula Cultura com show de Aborígine, Ataque Beliz, Máximo Mansur, Arsenal do Gueto, Diga How, Caco de Cuia e Rapadura, além de debate que abordará “Cultura e Intervenção: Entendendo e transformando a realidade através da arte”, com a participação de artistas, gestores e produtores culturais. O evento tem classificação livre e entrada gratuita.
Segundo a diretora do espaço, Joana Abreu, a programação é bem diversificada, “ele é um espaço multiuso que atende à várias linguagens artísticas, com oficinas, exposições e espetáculos voltado para a comunidade não só de Brasília , mas também do entorno”. Ela acrescenta ainda que " a realização de oficinas e apresentações culturais é de grande relevância, já que contribui para a formação integral do cidadão, além de criar espaço para a divulgação da produção cultural da cidade".
Para os interessados em oficinas, o espaço está com inscrições abertas, todas gratuitas. Os cursos serão ministrados de agosto a dezembro com vagas limitadas. Mais informações pelo telefone da secretaria de cursos 3244-0411.
Aos que desejam conhecer e participar de alguma atividade, o espaço funciona todos os dias da semana, das 9h00 às 21h00. A programação mensal pode ser encontrada no site da Secretaria de Cultura (http://www.sc.df.gov.br/). Há sempre atividades gratuitas, e as que não são, cobram preços populares com ingressos a, no máximo, R$ 15,00 a meia entrada.
Quer ter acesso a esses e outros espaços? Confira a programação completa na página da Secretaria de Cultura do DF pelo link:  http://www.sc.df.gov.br/?sessao=agendaEventos. Sugestões e dúvidas acesse: http://www.sc.df.gov.br/%5C%22mailto:faleconosco.sc@gmail.com%5C%22


Nenhum comentário:

Postar um comentário