sexta-feira, 2 de setembro de 2011



Apuração e reportagem: Jeane de Melo
Componentes do grupo: Gabriela Cristina, Jeane de Melo, Lorena Guedes, Mayara Ferreira e Paulo Haroldo


Brasília: circuito dos grandes festivais de teatro

Foto: Carol Mendonça

Com espetáculos nacionais e internacionais, o Cena Contemporânea apresenta até o dia 04 de setembro, em Brasília, o 12º Festival Internacional de Teatro. Desde a sua criação, em 1995, já passaram pelo palco do Cena montagens de praticamente todos os países mais atuantes nas linguagens cênicas mundiais. E isso se deve a responsabilidade dos organizadores investir em eventos que proporcionam a valorização da cultura brasileira, é o que explica o coordenador geral do evento, Guilherme Reis. “Acreditamos, realmente, que promovendo o acesso à diversidade de propostas e de linguagens, podemos ampliar a consciência dos espectadores e alimentar a produção artística com novas reflexões”.
Por isso, todos os anos o público vive intensamente a diversidade dos espetáculos, distribuídos por mais de 15 espaços, apresentadas por cerca de 10 grupos internacionais e 20 nacionais, com tamanho sucesso até hoje. Só na primeira semana, aproximadamente 29 mil pessoas prestigiaram as atrações, mas os organizadores estimam um total de 55 mil espectadores, entre os teatros, os shows e demais atividades.
Com uma característica marcante, o Cena aposta na descoberta, principalmente de artistas e grupos que realizam trabalhos excepcionais, de grande inventividade, mas que não necessariamente, estão em evidência, é o que comenta Reis. “Procuramos apostar em trabalhos de jovens artistas que chegam com propostas estéticas inovadoras, e buscamos grupos de países que nem sempre temos a oportunidade de trazer”. E acrescenta “Algumas vezes, depois de passarem pelo Cena, eles são “descobertos” por outros festivais, passam a ser reconhecidos também pela mídia e se transformam em grandes atrações. Isto nos dá prazer”.
E para explorar cada vez mais as diversidades culturais, no próximo ano, o festival terá uma edição especial dedicada à África e à América Latina, edição que celebrará também, os 50 anos da Universidade de Brasília.
Portanto, todos os públicos e tribos são convidados a prestigiarem os espetáculos que estão sendo apresentados nos principais espaços de teatro da cidade, entre eles o Teatro Nacional, e o melhor, com preço acessível a R$8,00. Para saber mais sobre o festival e conhecer o trabalho do Cena Contemporânea acesse  http://www.cenacontemporanea.com.br ou para obter mais informações nos telefones: 33496028 / 33256102 .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário