segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Especialista em educação financeira ensina como economizar

Por Patrícia Lourenço


Nos dias de hoje muitas pessoas procuram formas de conseguirem economizar, fazer com que seu salário dê para cobrir todas as despesas e também sobrar uma parte para lazer, cultura ou até investimentos para o futuro. Controlar os orçamentos familiares está sendo um hábito, pois assim os gastos com o dinheiro se tornam uma maneira mais inteligente e equilibrada.
Especialistas e profissionais na área de economia oferecem algumas dicas para elaborar o orçamento e também a reduzir aqueles pequenos gastos do dia a dia. Segundo Antônio Machado, especialista em educação financeira, a elaboração de um orçamento facilita o seu planejamento o que, por sua vez, permite que a pessoa alcance os seus objetivos financeiros de forma mais eficiente. O consultor ajuda a listar as despesas e receitas correspondentes a um determinado período (geralmente, o orçamento é mensal).
Ele diz ainda que o primeiro passo para fazer com que a renda dê para o mês inteiro é  colocar todas as despesas na ponta do lápis, fazendo com que as receitas sejam maiores que as despesas. “As receitas (quanto você ganha) definem o seu poder de consumo. Seus gastos devem se adaptar a essa realidade. Coloque numa lista o que efetivamente você recebe. Uma estimativa de bonificação ou a possibilidade de receber comissão por um serviço não deve ser considerada, ”afirmou Machado.
A procura por uma ajuda financeira é sempre bem vinda em qualquer família, pois assim irá saber qual é a despesa fixa como, por exemplo, alimentação, conta de luz, água, telefone, entre outras, e as que são as variáveis, aquelas que nem todo mês irão aparecer como roupas, calçados, presentes, viagens, cinema e tarifa bancária.
Para começar a se educar financeiramente comece pelo próximo mês para juntar todos os recibos que receber e, caso identifique algum outro item que merece atenção, inclua-o no seu orçamento. Após todas as contas colocadas no “papel” é bom guardar os dados da renda e despesas reais, isso ajudará a entender quaisquer diferenças entre o valor que você orçou (orçamento) e o que você gastou realmente (despesa real) no mês ou período. Compare o quanto recebe com aquilo que gasta.

Grupo:Ellen Karen, Lorena Kássia, Luanna Carvalho e Patrícia Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário