segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Brasília recebe os bonecos Mamulengos

Editorial:Cultura                                                                                             Por: Alcino Sodré

                                           Foto:Google
                                  

A capital federal foi a primeira cidade brasileira a receber este ano o Festival Internacional de Bonecos. O evento, que aconteceu entre os dias 2 e 7 de agosto, no Teatro do Sesi, contou com um público de cerca de 30 mil pessoas, nos quatro dias do evento.

Um dos bonecos mais conhecidos é o mamulengo, construído através da técnica “luva com varas”. A mão do artista é introduzida por dentro, para manipular a cabeça e o corpo. Varetas de aço são usadas nas extremidades das mãos e movimentam os braços. Seu jeito de ser apresentado é divertido e engraçado.

“O mamulengo é um boneco popular brasileiro. Os Mamulengos são uma forma primitiva e mais popular de fazer teatro. Conhecido popularmente em Pernambuco, eles revelam fatos do cotidiano e uma forma irreverente de interagir com o público. Seus tradicionais personagens são: a Quitéria, o Cabo, o Coronel, o Simão, o Cangaceiro, o Padre, o Diabo e as almas penadas”, diz um dos organizadores do evento.

O Teatro de Bonecos apresenta cultura de vários locais do Brasil e até do exterior. Entre as atrações internacionais destaca-se Tangshan Chinese Shadow Puppet Company, da China, e considerado o melhor do mundo na modalidade.
Além dos tradicionais bonecos, o público poderá apreciar grupos musicais que apresentam cordéis e muitos mais. Veja mais detalhes desse festival no site:
(www.sesibonecos.com.br) (www.funarte.gov.br).

Com a vinda do festival para Brasília, a capital federal torna-se referência nessa cultura. Para participar desses festivais, o público deve acessar o site e ver a agenda das instituições e verificar a agenda cultural. A Funarte (Fundação Nacional de Arte) é uma instituição que sempre está aberta para novos artistas, além de valorizar os tradicionais, que se apresentam mostrando seus shows e culturas regionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário