sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ana: Recepcionista pra lá de vaidosa!

                                                            Perfil Jornalistico
Juliana Lacerda


Ela veste uma saia preta na altura do joelho, meia-calça preta, blusa branca, blazer preto, e uma gravata vermelha. Nos cabelos loiros ela fez um coque, nos pés sapato fechado de salto alto! Essa é a recepcionista Ana Maria, 38 anos, casada com um corretor de imóveis, e mãe de três filhos.
Sua rotina diária de segunda a sexta começa cedo, 6h20 ela já está de pé, pois precisa estar no trabalho 8h30 em ponto. Ela é recepcionista no Tribunal Superior do Trabalho, no setor de TV, há pouco mais de um mês.
Ao chegar no trabalho, a primeira coisa que ela faz é assinar o ponto, e tomar o café da manhã. “Trago meu pão de casa, o café é daqui mesmo, tenho preguiça de trazer de casa” declara sorridente. Tomado o café, ela vai para a sua sala. As primeiras atividades do dia são simples, depois de organizar a mesa, ela checa a agenda do dia, faz e transfere ligações, e solicita o carro para as repórteres irem até o local das entrevistas. “Uma recepcionista faz basicamente isso” afirma Ana.
Hora do almoço, pontualmente às 11h30min, ela sai com sua bolsa para a copa do 5º andar “Lá é mais tranquilo, e tem uma sala escura onde eu posso tirar um cochilo depois do almoço”. Sua colega Alessandra também está lá, as duas vivem coladas, elas são vizinhas, ambas moram em Vicente Pires, e a Alessandra vai de carro para o trabalho, bom para a Ana que não precisa andar de ônibus. Alessandra fala um pouco da amiga para mim “A Ana é muito disciplinada no trabalho, eu já aprendi muito com ela, mas é aqui que ela revela o seu lado brincalhão e criativo” revela. De barriga cheia e depois do cochilo, 12h45 ela volta para a sua rotina.
Mais ligações são feitas e ela passa o resto da tarde assim, “Pendurada no telefone”. Para passar o tempo quando ela não está fazendo nada, ela gosta de ler um livro e acessar a internet. Ela pesquisa sobre tudo, desde decoração para casa, até esmaltes, que inclusive, ela revelou que tem mais de 90 em casa! Oh mulher vaidosa...
São 16 horas e agora é a hora do lanche, as recepcionistas tiram meia hora para lanchar, esse é o momento para descontrair, e relaxar, como diz a Ana é a “Hora do recreio”. Alessandra já está lá, com um copo de café para a amiga.  Eu aproveitei para fazer uma boquinha com elas.
17h30min e ela já se prepara para ir embora, a ansiedade toma conta. Ela diz que o problema maior em ser recepcionista é o uniforme que ela usa, ela não está acostumada com ele, e para ela ele é desconfortável, acostumada a usar calça jeans e salto alto, ela se sente presa. E ainda tem o fato de ter que ficar com o cabelo preso. Além disso, ficar muitas horas sentada causa muitas dores nas pernas.
Agora são 17h50min, ela se levanta, pega a bolsa, e dá um tchauzinho para o pessoal, hoje o dia acabou, e ela só quer chegar em casa e ficar com os filhos e o marido! “Tchau gente, até amanhã.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário