quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uma vez Bombeiro, sempre Bombeiro!.

Por Fernanda Ferreira

(Jorge F. Filho- Coronel CBMDF)

Como de costume ele acordou e preparou seu café da manhã, era uma segunda-feira aparentemente normal. Ainda pela manhã saiu em seu carro rumo ao supermercado, muita coisa precisava comprar. Fez suas compras e resolveu boa parte das coisas que havia se proposto a fazer naquele dia. Quando regressava pela via EPTG, se deparou com um acidente.

Tratando- se de uma situação de emergência reduziu a velocidade e manteve a calma, observou que o corpo de bombeiros não havia chegado ao local e muitas pessoas encontravam-se aglomeradas ao redor do local do acidente. Não enxergando quem havia se acidentado, ele pensou em seguir seu caminho, haja vista que várias pessoas se encontravam no local para prestar os primeiros socorros.

Tomado por um impulso involuntário ele resolveu parar o carro e averiguar aquela situação. Pensou; “Vidas alheias e riquezas a salvar” Tentou passar por entre as pessoas mais teve dificuldade, ao identificar-se como Bombeiro, muitos abriram caminho para que passasse. Ao ter acesso a vítima, viu que se tratava de um motoqueiro estirado ao chão. As pessoas não o tocaram, só olhavam.

O bombeiro aposentado percebeu que o motoqueiro estava desacordado e se deu conta que o capacete usado pela vitima, era bem maior do que sua cabeça, motivo pelo qual o impedia de respirar. Com cuidado e habilidade o removeu. Nesse instante todos puderam presenciar o sopro de vida do acidentado.

4 comentários:

  1. Ser do Corpo de Bombeiro é mais do que realizar uma missão, é eternizar momentos com sentimentos. Poderíamos simplesmente dizer, que ser bombeiro é possuir um treino adequado para combater incêndios, resgatar pessoas em situações de perigo ou socorre-las em situações de doença, e ainda para salvar bens materiais. Não é fácil ser bombeiro! Além do conhecimento que é preciso adquirir para que sejamos profissionais na nossa missão, é necessário sacrifício, dedicação e muita vontade de ajudar. Porque ser bombeiro, é também acalmar com palavras, carinho e sorrisos, é transmitir segurança e tranquilidade, é salvar desconhecidos com o mesmo carinho com que se abraça um amigo, é contrariar o desespero dos outros contendo as próprias lágrimas.
    Seria injusto dizermos que trabalhamos à troca de nada. Pois qualquer um de nós bombeiros sabemos apreciar as deleitosas recompensas: a felicidade de uma mãe que “deu à luz”, o entusiasmo com que um idoso nos conta a sua história e lição de vida, uma palavra, uma lágrima ou um abraço de agradecimento.
    Não somos super-heróis porque não temos poderes mágicos, não somos anjos porque não temos asas, não somos inconscientes porque sabemos os riscos que corremos, somos homens e mulheres com muita força de vontade.
    Ser bombeiro é mais do que realizar uma missão, é eternizar momentos com sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. "Há um momento especial que acontece na vida de toda pessoa, o momento para o qual ela nasceu. Quando aproveitada, essa oportunidade extraordinária faz com que a pessoa cumpra sua missão - uma missão para a qual somente ela tem as qualificações necessárias. Nesse momento, a pessoa encontra a grandeza. Esse é seu mais maravilhoso instante."
    Winston Churchill

    ResponderExcluir
  3. No dia que fiz minha escolha, eu já sabia que minha vida seria diferente...meus olhos iriam ver a dor, minha pele seria castigada pelo calor e minha alma seria tocada pelo sofrimento do meu semelhante. Eu sabia que não poderia incomodar com a chuva, com a madrugada fria e teria que enfrentar a morte...tudo isso eu já sabia...O que eu não sabia, é que eu amaria tanto o que eu faço.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir