quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Consumismo feminino e moda

Por: Luanna Carvalho e Samara Borges

Mais comum entre as mulheres, o consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem consciência e sem que sejam necessários. O consumismo é influenciado pelo marketing das empresas.

Consumista diferencia-se de consumidor, principalmente, por comprar produtos e serviços desnecessários. O consumismo pode levar as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a baixa autoestima, por exemplo, dentre outros fatores emocionais e sociais.

No consumismo, a necessidade de consumo é confundida com o desejo de adquirir sempre mais. A satisfação está no exagero, na compulsividade. Não há aquisição satisfatória. Uma das principais consequências que o consumo desmedido pode acarretar na vida das pessoas é o impedimento da concretização dos sonhos materiais.

A moda, assim como o tempo, é efêmera. O estilo é tendencioso. O indivíduo é outono, é inverno, é primavera e é verão. A máxima passa a ser: você é o que você veste. O look pode traduzir personalidades, acentuar singularidade. Pode te tornar único. Ou seria igual a todo mundo?

A moda é uma comunicação única, essencial, relativa às sensações vividas por uma geração que usa a roupa que quiser. Não há comunicação ou moda ingênua. Os itens da comunicação, enquanto estímulos, são produzidos com a finalidade de moldar ou dirigir o comportamento numa direção específica. Não nos vestimos apenas para cobrir o corpo. Tampouco nos comportamos de certa maneira sem qualquer razão aparente.

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