quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Políticos, cães e seres humanos

Artigo
Por Kiara Mila

Estamos cansados de presenciar cenas absurdas em nossa política e em nosso dia a dia. Infelizmente nos encontramos em uma época em que não nos preocupamos com nosso próximo. Gostamos de culpar e julgar nossos representantes (políticos), e nos esquecemos que eles estão lá por nossa causa. Se você acha que a política está decaindo? Procure um candidato que satisfaça as suas exigências. Ou vote nulo !

Há dias atrás, li uma obra muito conhecido (Marley & eu), e ao final do livro, o autor diz o seguinte:
"Marley me ensinou a viver cada dia com alegria e exuberância desenfreadas, aproveitar cada momento e seguir o que diz o coração. Ele me ensinou a apreciar coisas simples - um passeio pelo bosque, uma nova recém-caída. […] Era um conceito interessante, que só então, após a morte dele, eu compreendi inteiramente. Marley era como professor, por exemplo. Seria possível que um cachorro pudesse mostrar aos seres humanos o que realmente importa na vida? Eu acreditava que sim. Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria. E também as coisas que não tinham importância. Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos e status não significam nada pra ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe social, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não."

Criticamos e criticamos, mas nos esquecemos de que não perderíamos a oportunidade de estar lá e ganhar o que os políticos ganham sem fazer quase nada. E diante de toda esta situação ainda achamos graça! Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar um tapa na cara e dar risada. O que me deixa mais triste e inconformada é ver todos os dias nos jornais, inúmeras notícias da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.  Talvez faríamos o mesmo que eles. Roubar sem se preocupar com o destino do dinheiro e com os que realmente necessitam. Poderíamos, às vezes, nos comportar como cães, da maneira como o autor do livro expressa no trecho acima citado.  E isso não vale só para o meio político, e sim para nossa vida pessoal, profissional, amorosa... enfim, seja ela qual for. Se isso acontecesse, eu tenho plena certeza de que não só o Brasil, mas o mundo seria bem melhor, não? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário