quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Luziânia uma cidade histórica com problemas contemporâneos.

Igreja da Matriz- Imagem Google

Conhecida como cidade dormitório para trabalhadores que construíram Brasília, seu nome é uma homenagem à Santa padroeira do município, Luzia, a quem foi erguida um cruzeiro em 1746. O Município de Luziânia, que antes era conhecido como Santa Luzia originou-se da mineração. No século XVIII, essa atividade despertou vários sertanistas para o desbravamento das terras centrais do Brasil.
Praça das Três Bicas- Imagem Google
O primeiro a adentrar no território goiano foi o paulista Antônio Bueno de Azevedo. Em fins de 1746, acompanhado de amigos e inúmeros escravos partiu de Paracatu/MG, rumo noroeste, até alcançar o Rio São Bartolomeu, onde construiu roças e alguns ranchos. Três meses mais tarde, seguiu viagem, rumo oeste, ancorou em 1746, às margens do Rio Vermelho, nome decorrente da cor que adquiriu durante as atividades de extração de ouro, abundante em seu leito.
Seus pontos Turísticos mais conhecidos são a igreja do Rosário, a estátua do Cristo, a igreja da Matriz e atualmente construído com a assinatura de Oscar Niemeyer o Centro de Cultura e Convenções e Praça Evangelino Meireles.
Sua população é de 165.492 habitantes de acordo com o IBGE 2010. Uma cidade histórica e que atualmente vivência problemas do mundo moderno.
A 58 km da capital Federal Luziânia é atualmente a cidade considerada a mais violenta do Brasil. Seus altos índices de criminalidade tem tomado repercussão nacional como foi o caso do Maníaco Adimar Jesus da Silva que estuprou e matou 6 jovens de Luziânia em 2010.
Problemas como saúde, educação, transporte público, deficiência na qualificação profissional e segurança faz de Luziânia uma cidade como outras cidades do nosso país.
Com as eleições municipais em 2012 a expectativa por melhorias nesses setores desperta o interesse de pessoas que vivenciam essa realidade no dia a dia. Conversamos com o Coordenador do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Boaz de Albuquerque que será candidato pelo município de Luziânia em 2012 pelo PCdoB.
Boaz Albuquerque- Coordenador do Sine

Educação: É preciso que se tenha uma preocupação maior sobre o ensino fundamental e médio em Luziânia de forma integrada e também que o governo do estado de Goiás disponibilize recursos para atender o profissional da área de educação.

Primeiro emprego: O município deve criar o programa Jovem Cidadão para que o jovem venha ser inserido no mercado de trabalho através do próprio município em convênio com as empresas e aos 16 anos de idade venha adentrar para o mercado de trabalho.

Transporte: É necessário criar mecanismo para que os bairros tenham um melhor atendimento no transporte coletivo municipal. Há uma urgência em se criar uma nova licitação pra que haja mais disputas além da implantação do sistema moto-táxi.

Saúde: Em todo o país a saúde é caótica porque há uma terceirização do trabalho e o município deve assumir o papel como agente para que com isso a demanda venha ser atendida.
Segurança: A segurança pública é uma situação grave e não basta haver apenas policiamento é preciso um trabalho junto às comunidades para que crianças não passem para o lado da marginalidade.
Luziânia completará em Dezembro 265 anos de história e grande deficiências nos mais diversos setores da sociedade. Mesmo assim a cidade caminha rumo à modernidade e a população está feliz ao ver o avanço em relação às diversas áreas do município, mas a expectativa é que num curto tempo esses problemas sejam solucionados.http://www.youtube.com/watch?v=9aji8T8DYPQ&feature=related 

                                                                          Por: Alcino Sodré / Juliana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário