quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vagas temporárias aquecem o mercado de trabalho

**Por Juliana Lacerda**

Com a chegada do fim do ano muitas pessoas pensam nos presentes que vão dar, e no quanto vão gastar. Mas outra parcela da população pensa em conquistar um lugar no mercado de trabalho com as vagas temporárias.  A Associação Brasileira de Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Assertem) estima que até dezembro haverá aproximadamente 147 mil vagas de emprego temporário em todo o País, um aumento de 5% em relação à 2010. A expectativa para a efetivação ocorre sempre nos primeiros meses do ano, entre janeiro a março.
O segmento que mais emprega nessa época do ano é o comércio, com 70% das vagas adicionais preenchidas, a indústria contrata os 30% restantes. Na maioria das vezes para conseguir uma vaga não é necessário ter experiência na área, é o que explica Adilson Dias, Gerente de uma loja de calçados. “O que mais importa na verdade é o querer, a vontade de conseguir a vaga” explica.
Adilson dias Foto: Juliana Lacerda
A vendedora Maria de Lurdes começou a trabalhar numa empresa de calçados na primeira quinzena de novembro, e ressalta as qualidades pessoais que fizeram com que ela garantisse uma vaga na loja. “O selecionador gostou muito da minha espontaneidade e simpatia, na hora da entrevista eu fui verdadeira e mostrei que de fato eu queria aquela vaga pra mim” observa.
Maria de Lurdes Foto: Juliana Lacerda
Mas afinal, o que fazer para conseguir a tão sonhada efetivação numa empresa? Gestores aconselham os candidatos a ter atitudes positivas como gostar do que se faz, Adilson dá a dica para quem está entrando no mercado como temporário e quer ser contratado como um funcionário permanente. “Quando o candidato chega com vontade e determinação tudo acontece, e ele aprende rápido as coisas, é importante que o candidato tenha a mesma determinação do primeiro dia de trabalho, porque o que mais me entristece, é ver um vendedor que começou com aquele gás, e de repente ele começa a cair e  perder rendimento. Isso não pode acontecer.”
O vendedor Fabiano Monteiro entrou numa loja de calçados em outubro de 2010, e conseguiu ser efetivado na loja. Ele explica o que foi determinante para a sua contratação. “Foi a minha determinação, o comportamento, e a capacidade de atingir metas determinada pela empresa que fez com que o meu emprego temporário se tornasse permanente.” Explica.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio do Distrito Federal, indicou o que é importante na seleção para contratação temporária. Em primeiro lugar, os candidatos que tinham experiência anterior, em segundo lugar, quem tinha perfil  pró-ativo, e em terceiro e quarto lugar, o local onde moram e a disponibilidade de horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário