quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O ser humano dependente da tecnologia

  Artigo Novas Tecnologias 
Por: Mayara Ferreira


Com tanta tecnologia em um mundo globalizado as pessoas se tornaram dependentes dos aparelhos tecnológicos. Não se nota mais o uso amoroso de se escrever uma carta, enviar pelo correio e ter a expectativa de que a pessoa resignada receba, hoje em dia meias palavras são trocadas por e-mail sem qualquer emoção.
E o que dizer das famosas redes sociais, com a popularidade do uso do computador e internet disponível em vários aparelhos de comunicação, crianças e adolescentes passam mais tempo jogando online, postando mensagens no twitter, Facebook, Orkut, Tumblr entre outras redes e se esquecem de viver a realidade, assim criando uma vida virtual, onde tudo é mais bonito. Lá realiza-se sonhos, amores correspondidos sem nenhum tipo de preconceito.
A dependência das novas tecnologias se tornou algo tão forte que não é mais possível imaginar o mundo sem elas, e seria impossível total acessibilidade obtida diariamente sem essas novas tecnologias.
A tecnologia mais usada nos dias atuais é a internet. Pesquisas afirmam que o homem se tornou tão dependente da internet que aos poucos ele perde a memória retentiva de dados, porém ele ganha habilidades de procurar e fazer pesquisas diárias. Como é o caso do uso abusivo da ferramenta de busca Google. Está ferramenta é apontada como uma das principais causas de redução de memória das pessoas. Um estudo realizado pelo Google com o tema “Google Effects on Memory: Cognitive Consequences of Having Information at Our Fingertips” mostra de forma detalhada que a população começou a utilizar a internet como seu banco de dados pessoais.
Essas pesquisam nos revelam que está cada vez mais difícil de se guardar dados na memória, e o ser humano estar cada vez mais eficiente em buscar informações nos meios eletrônicos, que não se preocupam mais em memorizar dados porque confiam que podem consegui-los com as habilidades de busca.
            Pode-se afirmar que as novas tecnologias tornou se nosso braço direito e com o passar do tempo pode se tornar toda a extensão do nosso corpo . No futuro podemos imaginar apenas pessoas mais individualistas, que pensam em fazer tudo pelo meios das novas tecnologias sem ter o contato físico, sem aproximação com o outros, deixar de ter sentimentos e emoções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário